Novo bater do labteca com o texto criatividade+liberdade=aprendizagem

HibridGER


HibridGER

Novo Empreendimento !!!!

logotipo hibrid ger que é formado por trilhas de circuitos eletrônicos na forma de um cerebro, com escrito hibridger emitindo um sinal wi-fi
Os fatos indicam que o LabTEC@ está servindo de incubadora para microempreendimentos tecnológicos e o HibridGER parece ser a bola da vez!.

A idéia ficou em 1º Lugar na Categoria Projetos Tradicionais, no I AVANT IF, uma competição de idéias que promove o empreendedorismo e a inovação dentro do IFAL. O Evento ocorreu entre os dias 26 e 28 de maio de 2017 e contou com a participação de Alunos, Professores, Administradores e Empresários na função de Mentores das equipes que compunham cada projeto. A equipe de desenvolvedores do HibridGER contou com apoio de dois Mentores, Augusto Aielo e Cristiano que auxiliaram nos trabalhos de montagem do CANVAS e do Pitch duas etapas bem importantes para estruturar e vender uma idéia. Todo o trabalho realizado foi submetido a avaliação por uma banca composta por Mentores, Empresários e Autoridades Governamentais.
A equipe de desenvolvimento do HibridGER é bem extensa. Mas na competição estavam todos representados pelos alunos: Mateus de Holanda, Jennifer de Santana, Elizabete Pimentel, Alexandra Pitombeira. O Prof. Marcelo de Assis Corrêa foi convidado para compor a equipe devido ao apoio e incentivo que dá a este projeto.

O Grande sucesso do projeto está na solução energética de alta performance, ao integrar energia solar, energia eólica e moto geração de gás natural. O HibridGER se assemelha a um gerador e, por meio das três referidas modalidades de captação de energia, vai carregar baterias estacionárias, aquelas de longa duração, projetadas para suportar ciclos de descarga profundos.

A intenção é garantir 3.200W de energia, montante capaz de suprir o funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos de uma casa com 4 pessoas. Um software integrado ao aparelho e conectado a um aplicativo permitirá ao usuário controlar a rede de energia e dosar o uso de cada fonte utilizada. "Significa energia à disposição onde a gente quiser", comentou Jennifer, ao comemorar o 1º lugar da equipe.


Tudo Começou Assim

foto da primeira equipe que construi o Modulo hibrido para microgeraçao em ambiente offshore, projeto para petrobrás
O HibridGER nasceu como um projeto de pesquisa orientado para o estudo do uso de fontes alternativas em ambiente offshore. Em 2013 com apoio do Convênio PETROBRÁS - IFAL, uma equipe de 5 alunos do Curso de Eletrotécnica assumiu o desafio do desenvolvimento.
Durante 3 anos(2013 a 2015) os/as Estudantes: Sara Davi dos Santos, Elizabeth Maria Dos Santos Freire, Pedro Henrique Maciel da Silva, Wevanys Fernandes Araújo e José Helter de Melo Avelino. (na foto: sentido da esquerda para direita). trabalharam pesquisando modelos, princípio de funcionamento, e construiram um pré-protótipo na forma digital e física.
Atualmente estes estudantes estão cursando cursos de Graduação em Universidades sendo que alguns atuam na área de Eletrotécnica.
Wevanys Fernandes Araújo atua como Técnico em Eletrotécnica no IFAL-Campus Muricí, e está engajado no aperfeiçoamento do projeto no formato HibriGER.


Nova Equipe, Novo Esforço, Novo Foco !!!!!

foto da nova equipe de estudantes, Elizabet, Mateus, Jenifer e Alessandra
Hoje uma nova equipe de estudantes está trabalhando no aperfeiçoamento e na prototipação do HibridGER, assim o Módulo Hibrido para Microgeração, ganhou um nome e um foco mais comercial pois está sendo orientado como uma solução de geração de energia para Pousadas e EcoVilas. A nova Equipe é composta por Mateus de Olanda, Jennifer Silva, Elizabet Silva, Alessandra, Sandoval Igor

HibridGER

479 Visualizações

Ecolabore
Acione aqui para abrir o balão do assistente.