Novo bater do labteca com o texto criatividade+liberdade=aprendizagem

INTERNACIONALIZAÇÃO


INTERNACIONALIZAÇÃO


Este ano, com apoio do CNPq/MEC/SETEC será possível concretizar o projeto de internacionalização do LabTEC@.

bandeira brasil e Finlândia

  • Conheça abaixo como será esta experiência de Integração Brasil - Finlândia.

Integração das redes Brasil-Finlândia para o aperfeiçoamento de tecnologia educacional aplicada ao Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio por meio da Internacionalização do Ambiente de Aprendizagem LabTEC@ e do Método I.D.E.I.A.

Desde o ano de 2012 o Prof. Marcelo de Assis Corrêa está trabalhando no desenvolvimento de uma metodologia orientada especificamente para adolescentes do ensino médio integrado a formação técnica. A Metodologia, denominada I.D.E.I.A., tem por base teorias como: Aprendizagem Significativa de David Ausubel; Métodos de criação como Desing Thinking de Tim Brown e Pedagogia Social de Lex Bos, sendo que na execução do método técnicas de gerenciamento como SCRUM; Aprendizagem Baseada em Problematização e estratégias como Flipp Class, Gameficação, e Mobile Learning também são utilizadas. O método está baseado em cinco ideias que fazem parte do universo psicológico dos adolescentes: Inovação; Diversão; Entretenimento; Inspiração e Aprendizagem. Para dar suporte a implementação da Metodologia I.D.E.I.A. foi criado um ambiente específico denominado LabTEC@, o qual integra modelos de FabLearn com HackerSpace e Co-working space, possibilitando a utilização de Blended Learning dentro da realidade dos Cursos Técnicos de Eletrotécnica e Eletrônica do IFAL – Campus Maceió.

O LabTEC@, é um espaço híbrido que aglutina um ambiente físico diferenciado do espaço de sala-de-aula, com um ambiente virtual disponível em uma plataforma aberta. A utilização desta tecnologia educacional forma uma comunidade de projetos, gerando um ambiente de criação e aprendizagem permitindo que os estudantes de ensino médio disponham das mais variadas formas para manifestarem suas idéias e projetos, colocando-os na Web sob a condição de licenças abertas na forma de Recursos Educativos Abertos.

A expectativa agora é o aperfeiçoamento do Ambiente de Aprendizagem Virtual LabTEC@ e da metodologia I.D.E.I.A. através da internacionalização deste ambiente e da cooperação técnica entre alunos e professores do Brasil e da Finlândia, para pesquisa aplicada e inovação no ensino.

Por isto algumas ações estão prevista no projeto, ora aprovado:

  • Produção de Recurso Educativo Aberto na área de Eletricidade nos idiomas inglês, português e finlandês, por alunos da Finlândia e do Brasil de forma colaborativa: (integrar 10 alunos do Brasil com 10 alunos da Finlândia dentro da área de Eletricidade, produzindo experimentos de baixa complexidade, através de ferramentas educacionais baseadas em internet e do ambiente LabTEC@ )
  • Melhoria nos Cursos Técnicos de Eletrotécnica e Eletrônica pela inserção de tecnologia educacional inovadora: Design e aperfeiçoamento de currículo e ampliação do uso de tecnologias educacionais nos cursos, através do envolvimento de professores e alunos no projeto de melhoria da qualidade da aprendizagem.
  • Cooperação Brasil-Finlândia para o desenvolvimento de produtos tecnológicos na área de energia: Divulgação dos produtos tecnológicos desenvolvidos no GPRI – Grupo de Pesquisa em Redes Inteligentes, e proposta de desenvolvimento de equipamentos tecnológicos em parceria Brasil-Finlândia, através do compartilhamento de conhecimento e do estabelecimento de parcerias institucionais para pesquisa aplicada;

Equipe Envolvida no Projeto:
Professores:
- Marcelo de Assis Corrêa, Coord.
- Leônidas Leão Borges (Curso de Eletrotécnica)
- Alberto Jorge dos Santos ( Curso de Eletrônica)

Alunos:

  • Finlândia: (a definir)
  • Brasil: (em definição)
    - Felipe da Silva Araújo – Aluno do Curso de Eletrotécnica
    - Vitória Maria Batista – Aluna do Curso de Eletrotécnica
    - Maria Eduarda Tereza Ferrari – Aluna do Curso de Eletrotécnica
    - Pedro Igor - Aluno do Curso de Eletrotécnica
    - Ycaro Rafael - Alunos do Curso Superior de Eng. Civil
    - Elizabete Pimentel - Aluna do Curso de Eletrotécnica
    - Mateus de Holanda - Aluno do Curso de Eletrotécnica
    - José Artur Ferreira - Aluno do Curso de Eletrotécnica
    - Augusto Kaspary - Aluno do Curso de Eletrotécnica
    - Sandoval da Silva - Aluno do Curso de Eletrotécnica
    - Alexandra Cavalcanti - Aluna do Curso de Eletrotécnica
    - João Gracindo da Silva - Aluno do Curso de Eletrônica
    - Luiz Becker Alves - Aluno do Curso de Eletrotécnica
-

895 Visualizações

Ecolabore
Acione aqui para abrir o balão do assistente.